Pais conhecem de perto o processo de produção da alimentação servida aos filhos nas escolas públicas de Curitiba

Grupo Risotolândia é um dos responsáveis pela alimentação dos estudantes da

cidade, produzindo cerca de 210 mil refeições todos os dias.

A alimentação é uma das maiores preocupações dos pais no que diz respeito à criação dos filhos. O desejo deles, é claro, é que as crianças tenham uma alimentação saudável e de qualidade. Quando as refeições são feitas em casa o acompanhamento é fácil. Mas e quando elas são feitas na escola, como saber o processo por trás da produção daquilo que a garotada come todos os dias?

Em Curitiba, a Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação – uma da responsáveis pela produção da alimentação dos alunos da cidade - abre suas portas à comunidade de pais e professores das escolas atendidas, atuando com ainda mais transparência através de um programa chamado Bom Dia Risotolândia.


Como funciona?

A escola agenda uma visita para que pais, diretores e professores conheçam a estrutura da empresa e os processos pelos quais passam as 210 mil refeições produzidas diariamente aos alunos, desde o pré-preparo dos hortifrútis e corte de carnes até a embalagem dos alimentos em caixas isotérmicas para envio às escolas. Tânia Avellar, mãe que participou recentemente do programa e que é vice-presidente da Associação de Pais e Professores do CEI Raoul Wallenberg, elogiou a iniciativa. “Essa visita é muito interessante e importante, porque a gente sabe o que eles recebem de alimentação na escola, mas não sabe realmente como é o processo por trás daquilo que está chegando. Talvez, muitas pessoas até possam ter uma ideia errada, totalmente diferente do que realmente é”, finaliza.

A percepção da qualidade da alimentação das crianças, durante a visita dos pais e comunidade escolar, é ainda quando estes veem de perto que a empresa tem controle sobre tudo o que produz. “Praticamente tudo o que fornecemos em nossos cardápios é feito internamente e passa por rigorosos processos, o que faz com que a empresa seja certificada e premiada com exclusividade. É o caso do da certificação HACCP. Somos a primeira empresa de refeições da América Latina a contar com o selo”, complementa Naína Lopes, coordenadora de qualidade do Grupo, localizado em Araucária (PR).

Os diferenciais da empresa também podem ser percebidos nos serviços que os visitantes veem de perto. No frigorífico, por exemplo, a empresa tem um médico veterinário controlando todos os processos. As produções de panificação e confeitaria são 100% feitas internamente e a empresa também conta com uma frota própria para transporte das refeições, equipe de manutenção técnica, maquinário criado sob demanda e necessidade, entre outros. “No momento em que abrimos as portas à comunidade, o Bom Dia Risotolândia também abre os olhares de quem tem contato com a alimentação distribuída por nossa empresa. Caminhando aqui em nossa empresa os pais podem perceber além dos comentários de seus filhos, eles observam detalhes e tiram suas dúvidas e conclusões”, afirma Carlos Humberto de Souza, Diretor Presidente do Grupo Risotolândia. Para ele, a proximidade entre pais, professores e empresa é muito saudável. “Prezamos pela transparência do nosso serviço e ficamos felizes quando recebemos visitas por aqui, afinal de contas muitas pessoas não fazem ideia do tamanho de toda a estrutura e logística que existe por trás das refeições que produzimos", finaliza.