Escolas estaduais de Santa Catarina terão concurso de receitas para incentivar hábitos saudáveis de alimentação entre os alunos

Concurso é desenvolvido pelas empresas que fornecem alimentação escolar nas escolas estaduais. Ao todo, 987 unidades escolares, em 282 cidades, vão participar da ação

Buscando despertar nas crianças maior interesse por alimentos saudáveis, será realizado nas escolas estaduais de Santa Catarina o concurso de receitas “Mestre Cuquinha”. A ação irá envolver alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo que cada escola poderá inscrever um aluno. As inscrições começam dia 04 de abril e seguem até dia 30 de maio. A ficha deve estar assinada pelos pais ou responsáveis.

Organizado pelas empresas que fornecem alimentação para o estado, como a Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação, o concurso tem como principal objetivo incentivar na garotada hábitos mais saudáveis de alimentação. A ação complementa um extenso cronograma de atividades de educação nutricional que neste primeiro semestre, segundo a Risotolândia, vai trabalhar com o tema leguminosas, incentivando o consumo destes alimentos entre as crianças.

Renata Maluly, nutricionista do Grupo Risotolândia, conta que a leguminosa será ingrediente principal nas receitas que serão apresentadas no concurso. “O cardápio que oferecemos nas escolas estaduais é bastante saudável e balanceado, mas sabemos que para incentivar o consumo de alimentos como as leguminosas, por exemplo, precisamos conscientizar, informar sobre os benefícios à saúde e fazer com que eles levem estes hábitos também para as refeições de casa. O concurso vai estimular o aprendizado e despertar maior interesse por este grupo de alimentos”, explica.

No concurso, que terá o vencedor divulgado no segundo semestre do ano, serão aceitas receitas de entrada, acompanhamento, salada, prato principal ou sobremesa. Segundo Renata, serão avaliados critérios como sabor, criatividade, valor nutricional da receita, facilidade e tempo de preparo.

Os alunos vencedores ganharão um tablet e um avental personalizado.